Voto obrigatório!

Perante os resultados das últimas eleições, nomeadamente no que diz respeito à abstenção, importa colocar algumas questões:
Porque razão continuamos a ter esta "surpresa" chamada abstenção mais do que elevada?
Como é possível retirar conclusões sobre os resultados dos vários partidos com menos de 40% de votantes?
Será aceitável que os portugueses se limitem a dizer que não se revêm nos actuais partidos e que por isso não votam?
E se o voto fosse durante a semana de trabalho, votariam mais os portugueses e protestariam por esta limitação ao seu direito de voto?

Já não é a primeira vez que a abstenção é elevada. E muito elevada. E o que foi feito para inverter esta situação? Desconheço. Se alguém me puder informar agradeço. Aqui sim, há uns primeiros responsáveis por implementar medidas correctivas - os partidos! E que tem eles feito? E os cidadãos de uma forma geral, que temos feito? Ou pensamos todos que passa com a idade ou que é um problema dos outros (das outras gerações, dos outros partidos, das outras pessoas, etc).
De facto perto de 40% de votantes dão legitimidade formal mas darão legitimidade moral? Não há conclusões a tirar? Basicamente uma maioria absoluta (abstencionista)está-se nas tintas para quem ganhe pois considera que não será satisfatória qualquer decisão. Será isso? Então e entre tanta gente não se criam alternativas novas? Não se mudam as já existentes? São a maioria caramba. Então essa maioria não tem força para se impor com um ou novos projectos? Ou sabe que está mal mas também não sabe como fazer bem? E assim como assim mais vale estar quieto, é isso? Alguém que vá tomando conta disto. Entretanto diz-se mal... dos outros.
Os direitos esses inalienáveis. Os direitos existem enquanto forem defendidos. E os deveres? Alguém se lembra deles. E será possível termos direitos sem termos deveres? Não me parece. Queremos ter direitos desde que não impliquem deveres. Curiosamente, com o voto, temos um problema. É que o seu direito defende-se cumprindo o dever do exercer! Temos que escolher! Por mim, prefiro o voto obrigatório se isso for necessário para manter este direito. Já para não falar que liberdade implica responsabilidade. O voto obrigatório relembra os portugueses da sua responsabilidade de votar para manterem as suas liberdades intactas. O que acham? Pode ser pouco mas já é alguma coisa.

Enviar um comentário

1 Comentários

Al-Qaerva disse…
Embora a palavra "obrigatório" não me soar bem, acho uma medida com bastante sentido e que incentivaria o interesse geral na vida política.

Acho que é fundamental estimular o associativismo e avançar com o voto electrónico em qualquer ponto do país ou do mundo. É incompreensível nos dias que correm (e com bandeiras tecnológicas) que não possamos exercer o nosso direito de voto se não estivermos fora da nossa freguesia.
Tornaria a democracia mais rica... bastava um sistema seguro na internet, do mesmo modo que funcionam as operações bancárias (com vários tipos de validação de identidade).

Parabéns pelo blog e pelo filhote!