Carta aberta aos meus filhos

Todos temos os nossos heróis. Ainda me recordo de alguns dos meus heróis de infância. Aqueles que nos fazem sonhar num mundo mais justo onde ganham os bons e onde os maus são castigados. Quando crescemos vamos perdendo a capacidade de acreditar na existência de heróis ou de os reconhecer. Sonhar é muitas vezes mais complicado. Complicamos o que é simples e temos mais dificuldade em lidar com os problemas dos dia-a-dia. Os heróis fazem-nos acreditar. Às vezes os heróis são grandes lideranças. Mas nem sempre o Mundo tem estes exemplos para seguirmos e por isso faltam-nos esses heróis.

Ao olhar para vocês tive a felicidade de encontrar os meus heróis. Todos os dias vocês enfrentam novos desafios. Todos os dias têm que se adaptar a coisas novas. Todos dias utilizam a vossa criatividade e inovam. Todos os dias lidam com os vossos medos, choram, riem, gritam, acariciam, apoiam, zangam-se e fazem as pazes. No futuro enfrentarão obstáculos que eu não imagino, resolverão problemas que eu não consigo solucionar, terão dificuldades que eu nunca tive, conhecerão realidades que eu não imagino, adaptar-se-ão a mais coisas do que aquelas que eu até agora tive que me adaptar ou virei a ter que me adaptar, sentir-se-ão perdidos perante caminhos difíceis de trilhar, arriscarão as opções que eu jamais escolheria. Serão diferentes. Enfrentarão um mundo que para mim será cada vez mais difícil de perceber e que hoje terei dificuldade em imaginar. Por tudo isto meus filhos, vocês são os meus heróis. Eu vosso fã tudo farei para vos ajudar na vossa missão com a certeza que será sempre pouco para aquilo que vocês saberão fazer nesta ou noutras situações mais difíceis mas com a consciência que mesmo os heróis têm pontos fracos e que ninguém mais do que os vossos pais vos quer tão insistentemente proteger desse inevitável e permanente confronto com as vossas fraquezas, sombras e receios.


São os meus heróis!

Enviar um comentário

1 Comentários

Quem é pai (ou mãe!) percebe muito bem esta carta.
Felicidades para eles!