Linhas de Torres - a propósito dos 200 anos!


Desenvolver a identidade, desenvolver a estratégia. Aplicando uma estratégia de Identidade Competitiva segundo Simon Anholt. As Linhas de Torres: criativas, com pertença, específicas, motivadoras, significativas e elementares. 6 razões pelas quais as Linhas de Torres são o único símbolo, imagem de marca, para uma boa identidade competitiva de Torres Vedras para o Mundo.

Espero sinceramente e acredito que as comemorações das Linhas de Torres sejam o mote para uma já atrasada estratégia de identidade competitiva e promoção internacional de Torres Vedras, ambiciosa e sustentada. Aguardo que de um programa de simples comemoração, participada pela sociedade civil, passemos para uma estratégia turística integrada baseada na Linhas de Torres, como matéria inigualável para o lançamento e promoção internacional de Torres Vedras. Do ponto de vista turístico, as Linhas de Torres são a única possibilidade, por muito que gostemos dos campos de golfe, do vinho, das praias ou do Carnaval, todas estas expressões mais não conseguiram que ser instrumentos potenciados e potenciadores de uma marca forte de Torres Vedras - as Linhas de Torres Vedras.

São 6 as características que o permitem e que não se conseguem aplicar a qualquer outra manifestação torriense.

Criativas (surpreendentes e memoráveis): não por se tratar de uma invenção mas sim pelas possibilidades inovadoras de abordagem ao mercado turístico e na perspectiva que é dada às pessoas sobre esta identidade; Sentimento de pertença (inquestionavelmente pertencentes a Torres Vedras e a mais lado nenhum): as Linhas de Torres distinguem-nos de todas outras cidades do Mundo de uma forma que todos podem reconhecer e à qual dão credibilidade. As pessoas claramente reconhecem esta ligação das Linhas de Torres a Torres Vedras; Específicas: pois referem-se a uma história muito específica sobre Torres Vedras e permitem uma estratégia de comunicação com os potenciais visitantes e interessados muito focada; Motivadoras: tem potencial para agregar novos comportamentos, acções e iniciativas dos cidadãos e da comunidade envolvente e provocar algumas mudanças de atitude e comportamento; Significativas: as iniciativas não podem ser só interessantes e motivadoras para os locais mas têm que possuir um relevo para fora das fronteiras da cidade e do país. Têm que ser relevantes para potenciais consumidores e turistas - como as Linhas de Torres; Elementares: as Linhas de Torres são simples, facilmente utilizáveis, práticas e com força suficiente para terem um significado para diferentes pessoas em diferentes circunstâncias, durante um longo período de tempo, permitindo que vários agentes da comunidade possam desenvolver actividade com elas relacionadas, nomeadamente empresas no seu dia-a-dia em concordância com os seus objectivos privados, para além, obviamente das organizações sem fins lucrativos.

Enviar um comentário

1 Comentários

...o próximo projecto do ATV/Teatro será subordinado a este tema. Estreia dia 13 de Março, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

;)