Loja do Cidadão no Serpa Pinto Plaza

O PSD torriense apresentou uma proposta para localização da futura loja do cidadão em Torres Vedras. Como é público, há já bastante tempo que o executivo camarário propôs este projecto de Loja do Cidadão para Torres Vedras avançando com uma localização adjacente ao novo mercado municipal. Esta opção, foi defendida pela autarquia pela necessidade de cumprir com alguns requisitos que, segundo o executivo, teriam sido impostos pela administração central, tais como estacionamento acessível e uma área mínima para os serviços aí a implantar. Pela notícia do jornal Badaladas de 17 de Fevereiro, a localização preconizada pelo executivo há já algum tempo, enferma de alguns problemas de execução a curto prazo, pelo que se equaciona o Serpa Pinto Plaza, em pleno Centro Histórico, como localização alternativa, conforme proposta do PSD.

Antes de opinar sobre esta proposta gostaria de reafirmar o meu interesse directo nesta matéria pois sou co-proprietário da Livrododia, livraria também situada no Centro Histórico, por sinal bem próximo do Serpa Pinto Plaza.

Sobre a proposta apresentada e as suas vantagens

Esta localização parece-me responder a uma necessidade crítica e urgente do Centro Histórico e do seu comércio tradicional. Esta parece-me ser a única forma de forçar fluxos para esta zona que foram sendo completamente destruídos com o novo centro comercial e com a crise económica. Se uma medida deste tipo não for tomada no mais curto prazo possível, o já pouco comércio restante nesta zona desaparecerá. Toda recuperação futura, económica e urbanística sairá muito mais cara, tanto a privados como ao estado, que somos todos nós.

Existem medidas alternativas a esta? Não creio. Onde está capacidade de localização a curto prazo de serviços ou outros empreendimentos que tragam fluxos para esta área da cidade? Não existe capacidade financeira para tal. Podem ser captadas lojas âncora para aqui? Não me parece pois a espiral económica descendente ainda vai no adro.

E como é esta localização quando comparada com a anterior junto ao mercado municipal?
 
Esta nova localização ajuda a criar uma nova centralidade e fluxos para a mesma, o que não acontecia com a localização junto ao Mercado Municipal. Este já é uma âncora por si mesmo, e a área não iria beneficiar tanto como a zona histórica mais a oeste que possui uma degradação e desertificação muito maior. 

Até hoje não se encontraram soluções capazes de contrariar a perda de fluxos do centro histórico para outras zonas da cidade ou periferia. A inversão desta situação é urgente e complexa. Todavia, será difícil encontrar soluções mais equilibradas em termos de recursos públicos e efeito imediato da sua localização como aquela que poderá ser conseguida com a Loja do Cidadão.

Em termos de estacionamento temos a Expotorres, a Câmara Municipal e o Mercado. No que diz respeito à área necessária para a implementação da Loja do Cidadão, o Serpa Pinto Plaza também preenche os requisitos. Estes estacionamentos, a cerca de 5 minutos a pé, tem o benefício de criar fluxos transversais ao centro histórico, beneficiando outras áreas para além da intervencionada.

Para além de dar uso a um espaço de grandes dimensões completamente ao abandono em pleno coração do centro histórico esta poderá ser a única âncora a curto prazo para tentar evitar a total destruição do que resta de actividade económica no centro histórico, principalmente na área oeste do mesmo.

Tenho a esperança que as questões partidárias se tornem secundárias nesta discussão e que ambos os partidos na vereação da Câmara sejam capazes de negociar as condições necessárias à viabilização desta solução de localização da Loja do Cidadão. Pelo bem do Centro Histórico, pelo bem de todos nós...


Enviar um comentário

1 Comentários

Totalmente de acordo!

Há que adotar medidas urgentes e concretas para impedir a desertificação do Centro Histórico.
Esta é uma delas.